Tratar os fatores de risco pode prevenir até 90% dos casos de AVC

Postado em 14 de fevereiro de 2018


Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto.

Qual a relação entre a pressão alta e o AVC hemorrágico, conhecido como derrame? O programa Bem Estar da Rede Globo  mostrou como a saúde do coração protege o cérebro. Como a arritmia – problema que faz o coração bater fora do ritmo – pode causar AVC isquêmico? Convidamos o consultor e cardiologista Roberto Kalil e a neurologista Gisele Sampaio Silva para falar sobre o assunto.

O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico (a artéria se fecha, impedindo a chegada de sangue oxigenado para o cérebro) e o hemorrágico (uma artéria se rompe dentro do cérebro e o sangue extravasa, comprometendo a área inundada.

Sintomas do AVC (Foto: Augusto Carlos/TV Globo)Sintomas do AVC (Foto: Augusto Carlos/TV Globo)

Sintomas do AVC (Foto: Augusto Carlos/TV Globo)

Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto. Álcool, fumo, sedentarismo também são fatores. Tratar os fatores de risco pode prevenir até 90% dos casos de AVC.

Segundo a neurologista, não há muita diferença entre os sintomas do AVC isquêmico e do hemorrágico. Por isso, é preciso ficar atento se você sentir paralisia de um só lado do corpo (ocorre em até 80% dos casos), adormecimento, perda do campo de visão, tontura com visão dupla, dor de cabeça muito forte e abrupta e dificuldade para falar ou de compreensão.

Pesquisa aponta aumento de casos de AVC entre jovens

O socorro rápido é essencial para evitar sequelas!

AVC entre jovens

Um estudo inédito no Brasil, realizado em Joinville (SC), comprovou o que já é considerado um fenômeno mundial: o aumento do número de casos de AVC entre jovens. De 2005 a 2015, os casos aumentaram 62% em pessoas com menos de 45 anos. O grupo de pesquisadores registrou quase 2.500 ocorrências nesse período e 7,5% dos pacientes estavam nessa faixa etária. O neurologista que liderou a pesquisa diz que esse crescimento deve estar ligado principalmente à alimentação.

Fonte: G1
Este conteúdo não é de responsabilidade da Biomig Brasil.

Voltar para todas publicações

Veja também


Serviços

Serviços

A Biomig é uma empresa com excelência e especializada em Propaganda Médica, Venda e Logística de produtos de alto valor agregado, atendendo às mais variadas exigências das indústrias...

Conheça mais

Consultores

Consultores

A Biomig possui equipe capacitada e permanentemente treinada para atender aos seus clientes nos diversos assuntos inerentes à propaganda e venda de seus produtos. Busca um bom ambiente para seu cliente...

Veja mais