Saúde sobre rodas: a prevenção do câncer chega a lugares distantes

Postado em 18 de dezembro de 2017


Para chegar até os trabalhadores de regiões mais afastadas, programa disponibiliza unidades móveis equipadas para fazer exames

O nome da doença assusta. Os números também: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) somente em 2016, a estimativa era de 596 mil novos casos de câncer em todo o Brasil. Entre os homens, o segundo tipo mais comum é o de próstata, depois do câncer de pele não melanoma – que também é o mais comum entre as mulheres, seguido pelo de mama.

Um dos maiores desafios na luta contra a doença resume-se a uma palavra: prevenção. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%. Desafio que passa por conscientização e, principalmente, pelo acesso à informação e à saúde.

Unidades móveis vão até as empresas para realizar exames

Garantir o acesso dos trabalhadores aos exames de forma ágil, sem precisar se deslocar ou ausentar-se do trabalho. O programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, iniciativa do Sistema Fiep por meio do Sesi, transforma a prevenção em uma realidade.

Fabiana Tozo, coordenadora do eixo de prevenção do câncer do Cuide-se +, conta que o grande diferencial são as unidades móveis. “Temos três, que percorrem todo o estado, com enfermeiras e técnicos de imagem. Estas unidades estão equipadas para realizar exames de mamografia, papanicolau, antígeno prostático específico (PSA) e também a análise de lesões de pele pré-existentes. São os quatro tipos de câncer que mais acometem a população e que têm excelentes chances de cura se diagnosticados precocemente”, explica.

>>> Saiba mais: Qualidade de Software: 4 fatores que impactam nos serviços do setor de Engenharia Clínica

O serviço é contratado pelas empresas e também pode fazer parte do calendário de ações de saúde e segurança no trabalho de sindicatos e prefeituras. O agendamento é feito pelos pontos administrativos do Cuide-se + Prevenção do Câncer em Curitiba, Francisco Beltrão e Maringá; com equipes que fazem os roteiros das unidades móveis nas regiões da capital, Campos Gerais, Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste. “Assim as viagens são mais curtas e conseguimos realizar nosso trabalho em todo o estado”, detalha Fabiana.

Acesso aos exames traz benefícios para empresas e trabalhadores

O principal objetivo do Cuide-se + prevenção do câncer é garantir o acesso dos trabalhadores a exames preventivos de vários tipos da doença.

Quem trabalha ou mora em locais distantes dos grandes centros encontra algumas barreiras quando o assunto é prevenção do câncer. Hospitais que ficam a centenas de quilômetros, ausência de serviços especializados na área e falta de conscientização são algumas delas. Ao trazer a unidade móvel para dentro da empresa, as indústrias pulam etapas que poderiam levar dias ou até meses, como exemplifica Fabiana Tozo. “Muitas vezes o trabalhador precisa ir até outra cidade só para marcar a consulta. Depois, tem que ir novamente para realizar a consulta e os exames. Por fim, precisa ir até outra cidade, mais uma vez, para pegar os resultados. Isso pode levar semanas. E são vários dias em que o trabalhador também tem que se ausentar do trabalho”, diz Fabiana.

Encaminhamento para hospitais e acompanhamento dos casos fazem parte do projeto

O trabalho não acaba por aí. Quando necessário, o Sesi auxilia no encaminhamento dos pacientes para hospitais e especialistas da região. “Temos instituições parceiras em alguns pontos. O Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, é um deles. Em Cascavel, temos o Ceonc, e Umuarama o Opecan. Se não há hospital referência na região, providenciamos uma carta de encaminhamento para a unidade básica de saúde mais próxima”, aponta Fabiana.

O acompanhamento também faz parte do dia a dia da equipe do Cuide-se+ Prevenção do Câncer. Pacientes encaminhados para hospitais e especialistas são contatados regularmente. O objetivo é garantir que, depois dos exames realizados nas unidades móveis, haja continuidade no tratamento. “Muitas vezes o trabalhador deixa isso para depois. A ação rápida é fundamental para a cura e o tratamento de possíveis doenças. Depois de fazermos a orientação, temos uma rotina de ligações para acompanhar o andamento dos casos. Isso é fundamental para garantir a produtividade das empresas e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas”, finaliza Fabiana Tozo.

Fonte: Sistema Fiep – G1
Este conteúdo não é de responsabilidade da Biomig Brasil.

Voltar para todas publicações

Veja também


Serviços

Serviços

A Biomig é uma empresa com excelência e especializada em Propaganda Médica, Venda e Logística de produtos de alto valor agregado, atendendo às mais variadas exigências das indústrias...

Conheça mais

Consultores

Consultores

A Biomig possui equipe capacitada e permanentemente treinada para atender aos seus clientes nos diversos assuntos inerentes à propaganda e venda de seus produtos. Busca um bom ambiente para seu cliente...

Veja mais