Qualidade de Software: 4 fatores que impactam nos serviços do setor de Engenharia Clínica

Postado em 11 de dezembro de 2017


Antes de começar a falar sobre a importância da qualidade do software para engenharia clinica, vou explicar do que se trata Qualidade de Software.

Segundo o SWEBOK 3.0, qualidade de software é uma área do conhecimento da engenharia de software que pode se referir a: “características desejadas de produtos de software, a extensão em que um produto de software em particular possui essas características e aos processos, ferramentas e técnicas que são usadas para garantir essas características”.

Com base nessa definição a área de qualidade de software existe para que o software em questão esteja em conformidade com o que foi combinado durante o levantamento de requisitos do mesmo e evitar o máximo possível de falhas durante o uso.

Mas por que isso é importante para a Engenharia Clínica?

Durante a preparação do Setor de Engenharia Clínica em um hospital, existem algumas exigências principais cobradas em acreditações para o setor.

Diante dessas exigências, algumas abordagens serão tomadas a seguir, para que o engenheiro clínico, através do auxílio de um software, possa tirar um maior proveito das informações e como isso impacta diretamente nos custos e na qualidade do setor.

>>> Leia também: Por que comer muito rápido faz mal para a saúde

1. Inventário de Equipamentos

A principal exigência dos auditores é sobre a existência de um inventário informatizado, que gere códigos de identificação únicos para cada equipamento, e que possam ser inseridas informações de rastreio do mesmo.

O setor de qualidade de software trabalha para que, por exemplo, o código seja um único para cada equipamento durante o cadastro do mesmo e que as informações de rastreio sejam condizentes com a localização atual do equipamento, antes que esse software chegue até um hospital.

  2. Plano de Manutenções Programadas

Outra exigência dos auditores é definir um programa de manutenção a partir de equipamentos mais críticos.

Pensando nessa exigência, o software Arkmedsconta com um módulo de planos para manutenções preventivas, onde podem ser configurados planos com espaço de tempo definido pela criticidade dos equipamentos em questão.

Dessa maneira, a qualidade de software auxilia garantindo a confiabilidade do sistema, verificando se as manutenções vão, por exemplo, serem exibidas para os técnicos no espaço de tempo esperado.

3. Histórico de Manutenção dos Equipamentos

Todas as ocorrências referentes a um equipamento, desde a instalação até o processo que identifica se o equipamento pode ser considerado obsoleto, devem ser documentados.

Em tempos de auditoria, o auditor irá cobrar um histórico detalhado de cada equipamento. Manter o histórico totalmente atualizado e com garantia de veracidade sem um software seria algo muito cansativo. Por isso, o setor de garantia de qualidade durante o desenvolvimento do software, realiza testes exaustivos que garantem que o histórico funcione da maneira esperada.

>>> Saiba mais: O que é Epidermólise Bolhosa (EB)

4. Indicadores de Gestão

O levantamento de indicadores é algo crucial para a gestão dos serviços de engenharia clínica.

Com esses dados em mãos, o gestor pode evitar problemas operacionais e processuais e assim estabelecer uma cultura de melhoria contínua, que impacta diretamente nos custos do setor.

O indicadores imprescindíveis cobrado em processos de auditoria são:

O setor de garantia de qualidade de software, avalia cada um desses processos minuciosamente, com testes automatizados e manuais, para evitar falhas durante o levantamento automático de todos esses indicadores.

Considerações Finais

Como podemos ver, ter um software que garanta o andamentos dos processos de engenharia clínica é muito importante para uma gestão mais eficaz, confiável e focada na redução de custos.

Por fim, empresas que desenvolvem softwares críticos como um sistema para a gestão da engenharia clínica, deve ter um setor de garantia de qualidade que tenha conhecimento de todos os fluxos dessa gestão. Por isso, procure saber quem são realmente seus fornecedores e quais são os processos utilizados no dia a dia.

Fonte: Nayara Santos – Blog Arkmeds
Este conteúdo não é de responsabilidade da Biomig Brasil.

Voltar para todas publicações

Veja também


Serviços

Serviços

A Biomig é uma empresa com excelência e especializada em Propaganda Médica, Venda e Logística de produtos de alto valor agregado, atendendo às mais variadas exigências das indústrias...

Conheça mais

Consultores

Consultores

A Biomig possui equipe capacitada e permanentemente treinada para atender aos seus clientes nos diversos assuntos inerentes à propaganda e venda de seus produtos. Busca um bom ambiente para seu cliente...

Veja mais